Peça já o seu
familia

Blog de TODOS

Acompanhe os principais temas sobre saúde, qualidade de vida e muito mais

familia
PreparaTodos

Atividade física e saúde: qual é a relação? Entenda sua importância

Se você está se perguntando qual é a relação entre atividade física e saúde, saiba que ela é muito íntima. A prática regular de exercícios físicos é muito benéfica para evitar inúmeras complicações no organismo e promover muito mais bem-estar e qualidade de vida para um indivíduo.

No entanto, com rotinas cada vez mais atarefadas, fica difícil separar um momento para se dedicar à prática de um esporte ou exercício físico, não é mesmo? Mas não se preocupe, estou aqui para ajudar você a entender a importância de colocar o corpo em movimento, com as mais simples atividades no dia a dia.

Acompanhe este post para entender quais são os benefícios da atividade física para a saúde mental e do corpo, e ainda descobrir como escolher um ou mais exercícios para incluir na rotina!

Qual é a importância da atividade física?

Desde o início da sua existência, o homem pratica atividades físicas para caçar, coletar alimentos, pescar, encontrar abrigo, entre várias outras questões essenciais para garantir a sobrevivência e a segurança da família.

Desse modo, é possível entender que o corpo humano nasce pronto para desempenhar algumas atividades físicas básicas para alimentação e locomoção, quando não apresenta nenhuma condição de saúde que o impeça. Agora, pense um pouco em como é a sua rotina. Qual é o esforço físico necessário para preparar uma refeição? E como tem sido a sua ida ao trabalho?

A dinâmica social mudou muito ao longo dos anos e a modernidade trouxe diversas facilidades que ajudam o corpo a gastar menos energia. Afinal, com apenas alguns cliques no micro-ondas já é possível se alimentar, e basta dirigir um automóvel ou ter um aplicativo de motorista para ir aonde quiser.

Não é à toa que mais de 40% da população adulta do Brasil se encontra em estado de sedentarismo. Isso implica que milhões de brasileiros não fazem o mínimo de exercício físico recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada a intensa por semana.

Como consequência, várias comorbidades crônicas podem ser desenvolvidas, como:

  • obesidade;
  • diabetes tipo II;
  • colesterol ruim alto;
  • hipertensão;
  • depressão;
  • ansiedade;
  • câncer;
  • problemas cognitivos;
  • doenças cardiovasculares.

Quais são os benefícios da atividade física para a saúde?

Conhecendo a importância da prática de exercícios físicos no dia a dia, você deve estar se perguntando quais são os benefícios para a saúde de manter o corpo em movimento, não é mesmo?

A seguir, entenda melhor o que uma vida ativa pode trazer de vantagens para a sua saúde!

Reduz os riscos de desenvolvimento de enfermidades cardiovasculares

Realizar exercícios físicos de atividade moderada de maneira frequente na rotina faz com que os batimentos cardíacos aumentem. Isso é importante para manter a saúde do coração e, consequentemente, evitar problemas cardiovasculares.

Ao exercitar o corpo, você está trabalhando diversos órgãos, como o coração. Isso ajuda a deixar os vasos e artérias mais flexíveis, reduzindo as chances de sofrer com problemas de circulação, infarto do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças cardíacas. Desse modo, é possível prevenir graves complicações, garantindo em um futuro mais saudável e mais longevidade.

Controla a taxa de colesterol LDL

O colesterol nada mais é do que a gordura necessária para diversas atividades do organismo. Contudo, nos seus exames de sangue você pode notar algo chamado LDL (Low Density Lipoprotein — lipoproteína de baixa densidade), conhecido como “colesterol ruim”.

A sua principal função é carregar partículas de gordura do fígado para outras partes do corpo. Isso é feito por meio das artérias. Quando há um excesso desse tipo de colesterol, ele pode se acumular dentro dos vasos sanguíneos e atrapalhar a passagem de sangue.

O sedentarismo faz com que o LDL se exceda. No entanto, como você acabou de ver, ao praticar atividades físicas, o coração trabalha melhor, o que faz com que mais sangue seja bombeado pelos vasos sanguíneos. Desse modo, o colesterol que ficaria acumulado na artéria é carregado para os locais aos que ele deveria ir.

Aumenta o colesterol HDL

Já o HDL (High Density Lipoprotein — lipoproteína de alta densidade) faz justamente o contrário do que o LDL. Ele tem como função procurar o colesterol acumulado nos vasos sanguíneos e levar de volta para que o fígado possa metabolizar. Desse modo, ele é muito benéfico.

Se eu disser que a atividade física, além de controlar o LDL, ainda aumenta o HDL, você acredita? Pois essa é a verdade! A prática aeróbica, recomendada pela OMS, ajuda a regular os níveis dessa substância, trazendo literalmente mais saúde para o coração. Assim, é possível evitar diversas doenças coronárias que assustam várias pessoas.

Melhora a autoestima

Lembra que o efeito da prática regular de atividades físicas também é benéfico para a saúde mental? Um dos resultados positivos é a melhora da forma como você se enxerga. Desse modo, a autoestima começa a subir consideravelmente.

Colocar-se em movimento faz com que diversas substâncias químicas sejam produzidas no cérebro, ativando o sistema de recompensa e provocando uma maior sensação de bem-estar. Isso reverbera também no aumento da autoaceitação e autoestima, fazendo com que uma pessoa consiga se sentir melhor com o próprio corpo e a personalidade.

Com o aumento da autoestima, é possível melhorar a relação consigo, com as outras pessoas e com o mundo. Os resultados disso podem ser percebidos na vida pessoal, estudantil e profissional, com mais confiança para fazer as tarefas e investir no desenvolvimento.

Diminui os níveis de estresse e ansiedade

Essas mesmas substâncias químicas liberadas no cérebro por conta da prática de atividade física, como a endorfina, a dopamina e a serotonina, contribuem para um equilíbrio do humor. Desse modo, é possível combater o estresse e diminuir os níveis de ansiedade.

A mesma dinâmica social que fez com que as pessoas desacelerassem a movimentação do corpo provocou também um aumento na velocidade da informação, o que, muitas vezes, pode levar a situações estressantes e gerar uma rotina sobrecarregada.

Tudo isso traz prejuízos para a saúde mental e a qualidade de vida, podendo provocar diversas doenças e deixando a imunidade baixa. Por esse motivo, é importante buscar atividades que contrabalanceiam esse ritmo da modernidade, mantendo o equilíbrio entre o trabalho, estudo e vida pessoal. Os exercícios físicos são ferramentas ideais para isso.

Previne a insônia

Você tem problemas para pegar no sono? Então, a prática de exercícios físicos pode ajudar nisso também. Ao se movimentar mais ao longo da rotina, há um maior gasto de energia. Dessa forma, na hora de se deitar no travesseiro, o corpo vai estar mais cansado e será mais fácil dormir.

Além disso, fazer uma boa higiene do sono ajuda muito. Desligar aparelhos eletrônicos, ter travesseiros e colchão confortáveis, evitar alimentos pesados pela noite, tomar um banho relaxante, fazer um chá: todas essas são atividades benéficas para combater a insônia.

Ter qualidade de sono contribui ainda para cultivar mais bem-estar no dia a dia. Dormir bem ajuda a ter mais disposição no cotidiano, alcançar um melhor desempenho nas atividades, melhorar o humor e sentir o corpo mais descansado ao longo da rotina.

Ajuda a controlar o peso

Você não se aguentava de ansiedade para chegar neste tópico, não é mesmo? Um dos motivos pelos quais as pessoas procuram a prática de atividades físicas é o controle do peso, seja para conseguir reduzir o efeito sanfona, seja para evitar a perda de massa muscular.

Embora os benefícios da prática de atividade física vão muito além do controle de peso, você pode aproveitar essa vantagem para se motivar a começar a ter uma vida mais ativa. Assim, além de melhorar a saúde, ainda é possível ter um emagrecimento saudável.

Mantém os ossos, articulações e músculos saudáveis

Diversos tipos de exercícios são capazes de fortalecer a musculatura do corpo, deixando-o mais saudável. Além disso, outras estruturas se beneficiam dessas atividades, como os ossos e as articulações.

Quando os exercícios físicos são realizados adequadamente, os tendões são fortalecidos. Ao mesmo tempo, exercitar-se ajuda na regulação dos nutrientes e minerais fundamentais para evitar a perda da densidade óssea.

Ter ossos, articulações e músculos fortes é muito benéfico para a sustentação do corpo. Isso ajuda na prevenção de diversas doenças articulares e ósseas, como a osteoporose, artrose e reumatismo. Outra vantagem é que um envelhecimento com a musculatura definida é muito mais saudável e evita diversos problemas, como perda de equilíbrio, quedas e lesões.

Como incluir a atividade física na sua rotina?

O interesse em desfrutar desses benefícios no seu dia a dia aumentou, não é mesmo? Por mais que a inclusão da atividade física na rotina de muitas pessoas seja complicada por conta do ajuste de horários, isso é possível para praticamente todo mundo.

Além do mais, se você é uma daquelas pessoas que não gostam de suar nem de se esforçar demais, saiba que existem exercícios físicos para todos os gostos. Desse modo, não há desculpas para não começar a cuidar da própria saúde.

Quer ajuda? Então, veja algumas dicas práticas para incluir a atividade física na sua vida!

Organize a rotina

O primeiro passo é organizar o seu dia a dia. Definir os horários das tarefas indispensáveis e regular a hora de dormir e acordar são manobras essenciais que você precisa fazer em sua rotina para encontrar tempo livre para outras atividades.

Com um cronograma definido, verifique os horários que você tem para descansar e para se dedicar a tarefas que não sejam as atividades domésticas, trabalho e estudo. Por mais que o tempo seja curto, é possível utilizá-lo bem para cuidar da própria saúde.

Assim, é só começar a fazer os ajustes na rotina. Pode ser que você precise abrir mão de atividades desnecessárias, como passar muito tempo nas redes sociais. Criar novos hábitos é difícil de início, mas quando eles são em prol de uma vida mais saudável, vale muito a pena.

Além disso, faça o possível para se dedicar inteiramente às atividades físicas. Ainda que você tenha apenas 15 minutos para se exercitar, torne cada segundo precioso, e os resultados logo aparecerão, mesmo que não seja à primeira vista.

Comece aos poucos

É preciso também ter paciência com o seu próprio ritmo. Se você passou muito tempo sem praticar exercício físico, pode ser mais difícil voltar a se movimentar, mas isso não pode ser motivo para desistência. Desse modo, dê um passo por vez para não se machucar ou se desmotivar.

Comece com atividades de poucos minutos e por apenas algumas vezes na semana. Contudo, faça com que esses dias de exercício físico se tornem uma rotina. Em seguida, quando se acostumar com o ritmo, passe a aumentar a duração de cada prática.

Por último, você pode incluir as atividades físicas em mais dias da semana e aumentar a intensidade dos exercícios que realiza. Fazer treinos intercalados também é interessante para trabalhar aeróbica, fortalecimento e alongamento.

Tenha ajuda profissional

Não pense que você vai conseguir fazer uma atividade muito intensa da noite para o dia. Desde os movimentos mais simples, é importante ter a orientação de um profissional. Assim, previnem-se lesões.

Um profissional da educação física vai ajudar a assumir a postura correta para cada exercício, definir a intensidade adequada para o seu condicionamento físico e criar uma rotina de treinos saudável, considerando as suas necessidades e expectativas.

Caso não tenha como contratar um personal trainer e precise fazer exercícios em casa, procure aulas gratuitas com profissionais habilitados para indicar as atividades. Em uma pesquisa na internet, é possível achar dicas de vários educadores físicos. Além disso, tente fazer em um ritmo mais lento, evitando ultrapassar os seus limites, para evitar lesões ou complicações sem a assistência de um especialista.

Chame amigos ou a família para se motivar

Fazer atividade física sem companhia é chato? Então, convide os seus familiares e amigos para entrarem nesse desafio com você. Mostre para eles a importância de fazer exercícios físicos regularmente e expresse o quanto isso poderia ajudar na saúde do seu corpo e da sua mente.

Com certeza, você vai conseguir convencer alguém para praticar uma atividade física em conjunto. Assim, é possível promover uma motivação mútua, ajudando um ao outro a ir em busca dos objetivos e de uma rotina muito mais saudável.

Capriche na alimentação

Ter uma alimentação saudável faz toda a diferença no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. Uma dieta balanceada também ajuda a conseguir resultados mais positivos e visíveis com a prática regular de atividades físicas.

No entanto, é preciso também contar com a orientação de um nutricionista para saber as suas necessidades na hora de fazer uma reeducação alimentar. A inclusão de alimentos naturais, comidas caseiras e pratos nutritivos na sua rotina vai ajudar a potencializar os benefícios da atividade física.

Além disso, é importante se livrar de hábitos que não ajudam a cultivar uma vida mais saudável, como alimentação cheia de produtos ultraprocessados, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Todas essas práticas podem trazer sérios prejuízos à saúde, tanto a curto quanto a longo prazo. Por isso, vale a pena dar mais atenção ao seu bem-estar.

Como escolher qual atividade física fazer?

Escolher qual tipo de atividade física realizar pode ser um desafio e tanto para muitas pessoas. No entanto, o primeiro passo é descobrir do que você gosta. Por exemplo, se dançar é algo que faz o seu dia mais feliz, procure exercícios físicos ligados a isso, como zumba e dança aeróbica.

Ter objetivos bem definidos também tem uma forte influência na escolha das atividades. Suponha que você queira ganhar massa muscular. Para isso, é importante investir mais nos exercícios de fortalecimento, como levantamento de peso e calistenia.

De qualquer maneira, é importante ressaltar que vale a pena intercalar exercícios aeróbicos com os de fortalecimento, a fim de evitar lesões e a sobrecarga das articulações, independentemente do objetivo com a prática da atividade física.

Ainda está em dúvida do que escolher para praticar no seu dia a dia? Então, veja algumas sugestões!

Caminhada e corrida

A caminhada é um tipo de atividade aeróbica e ajuda muito a começar o hábito de se exercitar regularmente. Além do mais, caminhar em uma praça próxima à sua casa pode ser uma excelente oportunidade para aproveitar mais o ar livre, principalmente no início do dia, se for possível.

Caso não dê para caminhar fora de casa, é possível ir a academias ou comprar uma esteira para se exercitar. Conforme você se acostuma com o ritmo, pode aumentar a intensidade, evoluindo para a corrida.

Bicicleta

Outra atividade que pode ser feita tanto ao ar livre quanto dentro de casa, com aparelhos adequados, é a bicicleta. Pedalar também é um exercício aeróbico e trabalha muito bem os membros inferiores e o abdômen. Isso sem contar que essa prática pode evoluir para um hobby, como o ciclismo.

Musculação

Quer ter músculos tonificados e cuidar da saúde? Então, a musculação é a melhor opção para você. Além do ganho de massa muscular, é possível aproveitar outros benefícios, como a melhora da postura e o aumento do condicionamento físico.

No caso da musculação, é preciso ter ainda mais cuidado para não passar dos limites e utilizar equipamentos muito pesados, a fim de prevenir o estiramento muscular ou o rompimento dos ligamentos. O ideal é manter a frequência da prática e, assim, os benefícios serão obtidos de forma mais saudável do que exagerando na intensidade dos exercícios.

Natação

Se o seu intuito é unir o fortalecimento com a aeróbica, a natação pode ser uma prática muito indicada para você. Esse é um esporte que traz ainda mais benefícios para quem tem problemas respiratórios, como asma, bronquite, sinusite e rinite.

A natação é uma atividade física que exercita o corpo integralmente, mesmo sendo de baixo impacto. Por ser realizada na água, ajuda a promover um maior relaxamento e pode se tornar também um hobby.

Yoga e pilates

Está procurando atividades mais calmas? Então, que tal o yoga ou o pilates? Ambas as modalidades utilizam movimentos que ajudam no alongamento e no fortalecimento do corpo. Mas não se engane achando que essas práticas são fáceis e não trazem benefícios. Muitas posturas e exercícios podem ser desafiadores e fazer você suar. 

Além de melhorar a respiração, o yoga e o pilates proporcionam o aumento da consciência corporal e podem ser feitos com poucos equipamentos. São duas práticas simples, mas muito eficientes, principalmente com a ajuda de um instrutor especializado.

Esportes

Vôlei, futebol, basquete, atletismo, tênis e vários outros: todos esses são esportes que você pode adotar como uma atividade física para a sua rotina. Eles oferecem todos os benefícios promovidos pela prática regular de exercícios físicos e ainda ajudam a relaxar.

Ainda que você não se torne atleta de alto desempenho, a prática esportiva traz muitas vantagens, como a melhora do condicionamento físico, o aumento da concentração e o aprimoramento da memória — muito interessante para quem está estudando e precisa aprender muitos conteúdos.

Qual médico consultar antes de fazer atividade física?

Antes de dar início a uma atividade física, é imprescindível passar por exames de check-up médico e fazer uma consulta no cardiologista. Essas são precauções necessárias para avaliar a sua condição de saúde e saber se não há nenhuma restrição de exercícios.

Muitos problemas de saúde podem surgir de forma silenciosa, e a prática inadequada de atividade física é capaz de trazer complicações. Desse modo, para garantir que os exercícios serão benéficos para o seu dia a dia, é importante consultar um especialista para identificar a intensidade apropriada.

Caso você tenha problemas de articulação ou ósseos, é fundamental também se informar com um ortopedista sobre os exercícios que são permitidos. Além disso, é possível aproveitar a oportunidade para descobrir as atividades que podem ajudar na melhora do desconforto.

Como visto, existe uma forte relação entre atividade física e saúde, sendo muito benéfica para a prevenção de diversas complicações. Tendo a aprovação do cardiologista, tudo o que você precisa agora é começar a colocar em prática as dicas deste post para desfrutar de mais bem-estar e qualidade de vida no dia a dia. Portanto, não perca tempo e comece a se preparar agora mesmo para se exercitar regularmente!

Gostou deste post? Então, aproveite a visita e baixe agora mesmo o nosso e-book sobre emagrecimento saudável. Desse modo, você pode descobrir como aliar a atividade física com a perda de peso de forma equilibrada!

Tópicos: Saúde


Posts recentes

Saúde financeira pessoal: confira sua importância e como organizá-la

read more

7 dicas de jardinagem para ter plantas e flores bonitas em casa

read more

Como aprender o básico sobre economia: 5 dicas práticas para o dia a dia

read more