Se você costuma sentir dores e inchaços nos membros, já deve ter ouvido falar que pode ser artrite ou artrose, não é? Afinal, essas duas condições ocasionam sintomas bastante parecidos e muitas vezes são lembradas como sinônimos. Porém, há diferença entre artrite e artrose.
De modo geral, os dois problemas afetam as articulações, mas a artrite é uma inflamação, enquanto a artrose é uma degeneração das cartilagens, que muitas vezes leva a uma inflamação.
Quer entender melhor quais são as diferenças e o que você deve fazer caso tenha uma dessas condições? Então, continue a leitura!
O que é artrite?
Assim como todas as “ites”, a artrite é uma inflamação — nesse caso, nas articulações. Desse modo, podemos dizer que ela é um sintoma em vez de uma doença. A artrite pode acontecer devido a diversas condições reumatológicas, inclusive a artrose, entre outras comorbidades, como a diabetes.
Suas principais características são a dor, a vermelhidão e o inchaço nas famosas “juntas”. Além disso, há uma incapacidade funcional, ou seja, a pessoa pode ter dificuldade de usar os membros para tarefas rotineiras nos momentos de crise. Por exemplo, a simples tarefa de escovar os dentes pode se tornar muito dolorosa.
Normalmente, a artrite acomete as articulações das mãos, dos pés e dos punhos. As inflamações muito recorrentes podem levar a consequências mais graves, como o desgaste ósseo, a deformidade progressiva e a destruição articular. Por isso, conte com a medicina preventiva para identificar o problema precocemente, descobrir qual é a causa e fazer o tratamento.
Diagnóstico da artrite
O diagnóstico da artrite é feito por meio do exame clínico, em que o médico especialista consegue identificar a deformidade articular e as características do processo inflamatório. Em alguns casos, é necessário realizar um raio-X do local afetado para confirmar a existência da inflamação.
Além disso, alguns casos são diagnosticados por meio de exames laboratoriais, como a punção do líquido sinovial. Esse é um dos meios mais efetivos para determinar qual é o tipo de artrite que o paciente tem, já que existem vários.
O que é artrose?
A artrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença musculoesquelética que causa o desgaste das cartilagens. Esse processo de deterioração geralmente desencadeia uma formação óssea nas margens das articulações: é assim que se formam os famosos “bicos de papagaio”, por exemplo.
Além disso, a artrose gera uma inflamação, então, pode andar junto da artrite. No entanto, diferente desta última, que é um processo autoimune. A artrose normalmente surge devido a fatores de sobrecarga nas articulações, como nos casos de:
- levantamento excessivo de pesos;
- traumas nas articulações;
- realização de cirurgias nas articulações;
- envelhecimento das cartilagens com o passar da idade;
- obesidade;
- falha do metabolismo articular.
A artrose é uma doença bastante comum e causa limitações funcionais, já que as pessoas que têm o problema podem sentir muito desconforto físico e dificuldade de movimentar as articulações. Essa condição é mais comum em pessoas acima de 40 anos, independentemente da causa.
Diagnóstico da artrose
A artrose pode ser diagnosticada por meio da avaliação clínica e do raio-X. No exame de imagem, é possível analisar o desgaste da cartilagem porque ocorre um estreitamento no espaço entre os ossos. Também podem ser feitas a ressonância magnética e a análise do líquido articular.
Qual é a diferença entre artrite e artrose?
Como você viu, a principal diferença entre artrite e artrose é que uma é a inflamação das articulações e, a outra, a degeneração delas devido à sobrecarga de peso. Por isso, a primeira é considerada um sintoma e, a segunda, uma doença musculoesquelética.
A artrose pode levar à artrite, enquanto esta pode ser decorrente de várias outras causas, como a osteoporose e até doenças cardiovasculares. Além disso, ambas provocam deformidades nas articulações, porém, o processo de degeneração na artrose é mais lento.
Como funciona o tratamento?
Quanto aos tratamentos, o ideal é consultar um médico especialista para realizar a primeira avaliação. Isso porque as características de cada paciente, assim como o grau do problema e do comprometimento articular, interferem nas decisões médicas.
Assim como em outros problemas reumáticos, é necessário um acompanhamento multidisciplinar: fisioterapeutas, médicos reumatologistas, educadores físicos e nutricionistas costumam entrar em jogo para reverter as causas da artrite ou da artrose.
Como você já deve imaginar, uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos são sempre boas pedidas, tanto para a prevenção desses problemas como para minimizar os sintomas. Isso porque o condicionamento físico e a boa nutrição podem contribuir com a resistência das cartilagens e articulações.
Abaixo, veja só quais são as outras iniciativas para resolver essas condições!
Para a artrite
A artrite é considerada uma doença crônica e, portanto, não tem cura. No entanto, as crises podem ser contidas e evitadas com medicamentos anti-inflamatórios, imunossupressores e fisioterapia. Em casos mais graves, é feita a intervenção cirúrgica para colocação de próteses nas articulações desgastadas.
Alternativas naturais como infusões de plantas medicinais também são bem-vindas. O gengibre, por exemplo, é conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios. Temperos como a canela, o açafrão e o orégano também são benéficos.
Para a artrose
Assim como a artrite, a artrose não tem cura conhecida. Então, o tratamento ajuda a aliviar os desconfortos, como o inchaço e a dor, ajudando o paciente a ter mais qualidade de vida. São utilizados medicamentos para reduzir inflamações, além de fisioterapia e terapia ocupacional para fortalecer os músculos em torno das articulações.
Existem também procedimentos cirúrgicos recomendados para os casos mais graves. É o caso da osteotomia, em que é feito um corte no osso para realinhar as partes mais afetadas. Outro tratamento possível é a injeção de medicamentos corticosteroides ou de ácido hialurônico para anestesiar as dores e preencher um pouco os desgastes entre as articulações.
Conseguiu entender a diferença entre artrite e artrose? Como você viu, as duas doenças causam desconfortos nas articulações e precisam de tratamento em suas causas. Por isso, em caso de qualquer sintoma ou suspeita, você deve se consultar com um médico reumatologista para identificar o problema.
As informações foram úteis? Então, siga as redes sociais do Cartão de TODOS para conferir outros conteúdos sobre saúde e bem-estar: Facebook e Instagram!