A cirurgia de hérnia é um procedimento recomendado quando ocorre a invasão de um tecido ou um órgão na parede muscular da região do abdômen. Geralmente, esse problema causa inchaço abdominal, na altura da virilha ou do estômago, além de dor.
O procedimento cirúrgico, na maioria das vezes, é rápido e simples. Para que todo o processo seja bem-sucedido, nada melhor do que ter bons cuidados pré e pós-operatórios.
Neste post, entenda melhor como acontece a cirurgia de hérnia, quais cuidados é preciso ter com o procedimento e como cuidar da saúde da família da melhor maneira.
Como ocorre a cirurgia de hérnia?
A cirurgia da hérnia tem como objetivo retornar os órgãos abdominais ao local adequado para aliviar a dor e fortalecer novamente a musculatura da região. Para isso, pode ser realizado um procedimento aberto ou fechado.
No caso da cirurgia aberta, é feito um corte de até 3 polegadas em uma área próxima à hérnia para o órgão ser redirecionado para o seu local correto. Tudo isso com anestesia local ou geral.
Já na cirurgia de buraco da fechadura, é feito um corte bem menor, sendo utilizada uma câmera para identificar o problema da hérnia para laparoscopia. Assim, é possível repará-la facilmente. Além disso, pode ser utilizada uma tela para o fortalecimento da parede abdominal. Nesse caso, é feita a anestesia geral, embora o processo seja menos invasivo.
Quando a cirurgia de hérnia é recomendada?
A cirurgia de hérnia é recomendada a todas as pessoas que sofrem com esse problema e sentem dores, incômodos estéticos ou problemas na cicatriz umbilical. Quando essa condição surge de forma assintomática, os pacientes são apenas acompanhados, sem a necessidade de passarem por um procedimento cirúrgico.
Quais são os cuidados para a cirurgia de hérnia?
Para que a cirurgia da hérnia seja um sucesso, é importante ter alguns cuidados antes e após o procedimento. Saiba mais!
Pré-operatório
Antes da cirurgia, é fundamental seguir todas as recomendações realizadas pelo médico. Além disso, é preciso realizar corretamente o jejum, conforme o tipo de anestesia, e suspender as medicações indicadas pelo profissional que está acompanhando o caso.
Pós-operatório
Após o procedimento, é comum sentir dor local e edema, que devem diminuir ao longo dos dias. Para facilitar a recuperação, a alimentação equilibrada e a hidratação são fundamentais. Vale destacar também que o repouso é indispensável, e pode ser de 10 a 30 dias, a depender do tipo de cirurgia.
Além disso, é importante garantir que o intestino funcione bem para não realizar esforços abdominais. Por isso, o consumo de alimentos laxativos e de muitos líquidos é fortemente recomendado.
Como o Cartão de TODOS pode ajudar?
O Cartão de TODOS pode ajudar desde a avaliação física para diagnóstico até as consultas pós-operatórias. Com uma mensalidade de R$ 29,70, é possível ter descontos nos exames, na cirurgia, além de preços fixos de R$ 35,00 para consultar qualquer especialidade médica.
É interessante destacar que esse preço mensal vale para toda a sua família. Além disso, os benefícios do Cartão de TODOS valem para descontos em drogarias e serviços de educação e lazer.
Agora você sabe como funciona a cirurgia da hérnia e as vantagens de contar com o Cartão de TODOS para cuidar de você e de toda a sua família da melhor forma possível. O próximo passo é agendar as suas consultas e aproveitar todos esses benefícios para dar atenção à sua saúde física e mental.
Gostou do post? Então, entre em contato conosco e saiba o que fazer para ter o seu Cartão de TODOS!