A obesidade infantil é uma das questões mais preocupantes na Saúde Pública. Isso porque tem causas variadas e está relacionada a diferentes fatores, principalmente à dieta e ao sedentarismo. Contudo, é possível incentivar a adoção de boas práticas que podem favorecer o combate a essa condição.
Tendo isso em vista, você conhecerá 10 formas de combater a obesidade em crianças. Para isso, selecionamos as melhores alternativas para a construção gradual de uma rotina alimentar mais saudável, com vistas à melhoria da saúde da família. Acompanhe!
Panorama da Obesidade infantil no Brasil
Em termos globais, a obesidade em crianças já é a doença crônica de maior incidência. Tanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu o tema em campanhas nas escolas e ampliou a discussão nos congressos mundiais de atualização médica.
No Brasil, as estatísticas da obesidade infantil exigem a adoção de medidas mais eficazes para o controle dessa doença. Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério de Saúde, são 3,1 milhões de crianças brasileiras no sobrepeso ou obesas.
Considerando o poder transformador da educação no incentivo a mudanças no estilo de vida, é necessário ter mais campanhas preventivas nas escolas a fim de conscientizar os pequenos quanto à importância de cuidar da saúde. Essa responsabilidade deve envolver os pais, professores e profissionais da saúde.
Riscos da obesidade infantil
Durante a pandemia, adultos e crianças passaram por mudanças no corpo e na mente, inclusive quanto ao ganho de peso corporal. Além das perdas significativas causadas pelo coronavírus, ele também contribuiu para piorar a situação: a necessidade de isolamento durante a doença contribuiu para o sedentarismo.
Com isso, os riscos relacionados ao ganho de peso aumentaram. Entre os mais relevantes para a saúde infantil destacam-se:
- distúrbios do sono;
- maior risco de diabetes;
- impactos na autoestima;
- implicações na vida social, como o enfrentamento do bullying;
- maior tendência ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
- elevada tendência de desenvolver problemas emocionais, como ansiedade e depressão.
10 formas de como combater a obesidade infantil
Listamos as melhores alternativas para auxiliar no combate à obesidade infantil. Confira:
- incentive as crianças a adotarem hábitos saudáveis desde bem pequenas;
- converse com a criança sobre a importância nutricional dos alimentos;
- leve os pequenos às feiras livres e hortifrutis para que eles conheçam novos vegetais;
- explore as belas cores das frutas, hortaliças e legumes e capriche na montagem dos pratos;
- evite o consumo de alimentos industrializados;
- prepare lanches mais saudáveis para consumir na escola;
- evite a frequência de fast foods;
- estimule a prática de exercícios, brincadeiras e jogos que movimentem o corpo;
- reduza o tempo de uso de tecnologias;
- seja um exemplo em casa e ajude a criança a pensar a alimentação saudável como algo de rotina.
Vale destacar, por fim, que o exemplo dos pais e responsáveis é, sem dúvidas, uma medida de grande impacto na saúde infantil. Sendo assim, procure estimular ações que favoreçam o combate à obesidade infantil. Conheça os benefícios do Cartão de TODOS e cuide da saúde e do bem-estar de toda a família.
Gostou deste artigo? Siga as nossas redes sociais e acompanhe mais novidades! Estamos no LinkedIn, Instagram e Facebook!