O Agosto Laranja é destinado à conscientização da Esclerose Múltipla, doença autoimune que mais acomete jovens e adultos no mundo inteiro. Sua causa é desconhecida e ainda não há cura, mas existem diversos tratamentos eficazes que auxiliam na qualidade de vida dos que sofrem com a EM.
Causando um processo inflamatório, se não tratada, a pessoa apresenta sintomas de piora em diferentes momentos da vida, como ondas que vem e vão. A inflamação pode atingir diferentes áreas do cérebro e medula espinhal, ou seja, o sistema nervoso central. Saiba mais a seguir!
O que é Agosto Laranja?
O mês de agosto ganhou a cor laranja como símbolo da campanha destinada à conscientização e ao acolhimento das pessoas com Esclerose Múltipla (EM). A doença acomete mais de 2 milhões de pessoas no mundo todo e no Brasil cerca de 35 mil, sendo mais comum entre jovens e adultos de 20 a 40 anos, em sua maioria mulheres brancas.
A cor laranja foi escolhida por ser uma cor de alerta. Além disso, é um tom quente e forte, causando grande impacto ocular e sendo acessível visualmente para pessoas com algum tipo de deficiência visual.
Como surgiu?
Graças aos esforços de associações nacionais, como a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), e os Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME). Instituído pela Lei n.º 11.303, desde o ano de 2006 o Brasil celebra, no dia 30 de agosto, o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.
No ano de 2017, a cor laranja recebeu reconhecimento global. Foi, então, adotada mundialmente por diversas organizações em mais de 96 países para celebrar e conscientizar sobre o Dia da Esclerose Múltipla.
Qual o objetivo dessa campanha?
O Agosto Laranja tem por objetivo ser um movimento global para desmistificar e dar maior visibilidade à doença e incentivar o diagnóstico precoce. Ações buscam oferecer maior qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade para as pessoas que convivem com a doença, assim como seus amigos e familiares.
Qual a importância do Agosto Laranja?
A campanha é um modo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, que causará impacto direto no bem-estar e na evolução do paciente por toda a sua vida. Saber identificar os sinais e procurar um especialista com rapidez é decisivo para o tratamento eficaz.
Como os primeiros sintomas não são específicos, muitas pessoas deixam passar acreditando ser algo momentâneo e sem importância. Logo, não procuram por atendimento médico, prejudicando o diagnóstico e o início precoce do tratamento. No entanto, alguns sinais comuns são:
- fadiga intensa;
- transtornos visuais, como visão dupla ou embaçada;
- alterações fonoaudiólogas;
- perda de equilíbrio e coordenação motora;
- transtornos cognitivos e emocionais;
- rigidez nos membros inferiores;
- dores musculares.
Como ajudar na prevenção da Esclerose Múltipla?
Ainda não se sabe o que causa a Esclerose Múltipla, mas como em tantas outras doenças, a qualidade de vida é essencial para a prevenção da EM. Práticas simples como manter a alimentação saudável, praticar exercícios físicos com regularidade, dormir no mínimo seis horas por noite e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros são fundamentais.
Nada melhor do que o conhecimento para esclarecer e desmistificar assuntos. Muitas pessoas não sabem que sofrem de Esclerose Múltipla até os sintomas se agravarem. Por isso a grande importância do Agosto Laranja para incentivar o diagnóstico precoce e facilitar o tratamento.
Muito importante esta data, não é mesmo? Tenha acesso a mais informações como esta curtindo nossa página no Facebook!