A intolerância à lactose acontece quando o intestino delgado se torna incapaz de produzir a enzima lactase que é responsável por quebrar o dissacarídeo em glicose e galactose permitindo que sejam absorvidos pelo organismo. Assim o organismo fica incapacitado de digerir o açúcar presente no leite e em seus derivados.
Muito comum em adultos esta condição não é perigosa mas pode ser muito desagradável se não forem tomados os devidos cuidados. Os diferentes graus da doença fazem que muitas pessoas não procurem por ajuda médica. Acompanhe agora o que uma pessoa com intolerância à lactose pode apresentar:
Diarreia ou prisão de ventre
Sintomas nada agradáveis estes opostos são sinal de alerta para o diagnóstico de intolerância à lactose. Se você apresenta diarreia de 30 minutos a duas horas após a ingestão de leite ou de um dos seus derivados fique atento.
A prisão de ventre pode acontecer devido ao desequilíbrio da flora intestinal (a disbiose intestinal) e também pela excessiva produção de gás metado no cólon causado pela não absorção da lactose.
Dores abdominais ou gases
A fermentação da lactose causa pode causar cólicas e dores abdominais, sendo um sintoma muito comum. As dores podem ocorrer de modo leve, moderado e intenso. Sendo que em casos severos é necessário recorrer a medicação endovenosa.
Gases intestinais são uma parte normal do processo digestivo. Mas a intolerância à lactose pode causar uma produção excessiva de gases, sendo esta uma condição muito desconfortável e embaraçosa.
Inchaço na barriga
A produção excessiva de gases além do desconforto causa também inchaço na barriga causando uma desagradável sensação de estufamento.
Azia
É aquela sensação de queimação no esôfago que pode irradiar como dor e desconforto no pescoço, peito e na garganta. Causada pela refluxo do ácido gástrico é uma condição que pode ser altamente incômoda e desagradável.
Falta de energia
A intolerância à lactose influencia negativamente na qualidade de vida de quem tem esta condição. O mal estar constante e a perda de nutrientes e sais como consequência da diarreia e vómitos que também podem levar a desidratação causam indisposição e a falta de energia.
Se você apresenta um ou mais desses sintomas procure por um gastroenterologista, que é o especialista em doenças do aparelho digestivo. Este médico irá avaliar sua condição e poderá solicitar esses exames para um melhor diagnostico:
- Exame de tolerância à lactose: é ingerida uma substância rica em lactose, sendo observado o trabalho do organismo. É realizado um exame de sangue para verificar a quantidade de glicose no sangue;
- Exame de hidrogênio expirado: o paciente também recebe uma substância com bastante lactose, mas neste caso é avaliado a quantidade de hidrogênio na respiração;
- Medidor de ácidos: quando o organismo não digere a lactose acaba produzindo ácidos lácticos, responsável por causar os principais sintomas de intolerância à lactose, sendo então possível identificar uma alta no índice ácido do organismo medido nas fezes;
- Biópsia do intestino: como é um exame invasivo não é utilizado com frequência, para realizar este exame é preciso retirar uma pequena amostra do intestino para análise em microscópio verificando se há presença de células específicas que contenham a enzima lactase em sua superfície.
Não passe mais sufoco entre em contato agora com o Cartão de TODOS e encontre um especialista.