É comum que, ao falar sobre fonoaudiologia, venha à mente a ideia de um profissional especializado nos atrasos da fala. No entanto, essa área da saúde abrange muitas outras funções. Mas, afinal, o que faz o fonoaudiólogo?
A fonoaudiologia é responsável por estudar os mecanismos de fala e comunicação, bem como as causas e soluções de problemas que interferem nesses processos. O funcionamento da mastigação e respiração também fazem parte do campo de atuação do fonoaudiólogo.
Preparamos este artigo para explicar com mais detalhes o que faz o fonoaudiólogo, em que áreas trabalha e em quais situações é importante buscar seu auxílio. Confira!
O que é e quais os objetivos da fonoaudiologia?
A fonoaudiologia é uma área profissional que faz parte das Ciências Médicas. Tem por objetivo estudar, avaliar, reconhecer e elaborar planos de tratamento para os problemas relacionados à comunicação e às funções orais.
O fonoaudiólogo está apto a tratar de questões voltadas à aquisição da fala, pronúncia, reconhecimento e compreensão da linguagem verbal e escrita e processo auditivo. Além disso, também cuida dos aspectos que envolvem a funcionalidade oral, como a mastigação, deglutição, sucção, respiração e qualidade da voz.
Quais são as áreas de atuação?
O profissional de Fonoaudiologia tem um amplo leque de possibilidades de atuação, tendo em vista que sua área de foco é bastante abrangente. Ele pode estar presente em:
- hospitais, clínicas e unidades de atendimento;
- escolas, universidades e outros ambientes educacionais;
- instituições como companhias teatrais, escolas de música e mídias televisivas.
O que faz o fonoaudiólogo?
Em conjunto com outros profissionais de saúde, como médicos otorrinolaringologistas, o fonoaudiólogo estuda e elabora estratégias para restabelecer ou estimular a fala, a comunicação, a mastigação e a respiração corretas.
Quando a questão é anatômica e impede essas funções, o fonoaudiólogo estabelece planos de tratamento que objetivam a melhoria desses processos, por meio de exercícios e treinos das estruturas faciais e orofaríngeas — região que compreende garganta, amígdalas e base da língua.
Quando procurar um fonoaudiólogo?
Existem inúmeras situações nas quais o fonoaudiólogo é fundamental, como:
- detectar alterações anatômicas na língua de um bebê;
- evitar que ele realize a pega incorreta da mama e tenha a chamada “língua presa”;
- identificar quais são as causas de um atraso na fala.
Além dessas, veja outras situações em que o fonoaudiólogo pode auxiliar.
Gagueira
Essa desordem da fala, caracterizada por repetição de palavras, pode ser passageira, especialmente na infância, e é possível ser trabalhada com tratamento fonoaudiológico específico.
Dislexia e outros distúrbios do neurodesenvolvimento
Quando ocorre a troca de letras, dificuldade com a fala, leitura e escrita, o fonoaudiólogo pode ajudar crianças e adultos a desenvolver essas habilidades cognitivas por meio de atividades de estimulação.
Aperfeiçoamento ou problemas na voz
O profissional de fonoaudiologia pode auxiliar cantores, professores, atores e outros profissionais que dependem da voz para trabalhar, como lidar com rouquidão, timbre muito alto ou muito baixo ou perda constante da voz.
Dificuldade com a mastigação, deglutição e respiração
Principalmente para idosos ou pessoas acometidas por doenças como Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Parkinson, o fonoaudiólogo pode auxiliar na reabilitação dessas funções que ficam comprometidas ou na adequação que for necessária.
Problemas auditivos
O fonoaudiólogo consegue identificar quando existem problemas relacionados à perda de audição. Além disso, tem métodos e técnicas específicos para trabalhar com pessoas que escutam pouco ou não escutam.
Como encontrar um bom profissional?
É importante pesquisar bastante antes de decidir por um profissional. Busque referências em páginas de avaliação, cheque as informações passadas pelo profissional e verifique o que outros pacientes dizem sobre ele.
Ficou mais fácil compreender o que faz o fonoaudiólogo? Agora, se você se interessou em encontrar um profissional dessa área, pode contar com o Cartão de TODOS para conseguir descontos em consultas especializadas pelo país todo, por meio da parceria com as clínicas AmorSaúde.
Essa é uma maneira segura de garantir atendimento de qualidade em fonoaudiologia ou em outras especialidades para você e sua família e, ainda, contar com muitos outros benefícios que só o Cartão de TODOS oferece.
Ficou curioso para saber mais sobre o Cartão de TODOS? Pois não perca tempo e clique neste link para conhecer os detalhes!