O Ministério da Saúde anunciou, no sábado, (27/6), que o Brasil vai produzir até 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 em parceria com a Universidade de Oxford, com investimento de US$ 127 milhões (cerca de R$ 693,4 milhões). De acordo com o governo, as doses só serão ministradas após a finalização dos estudos clínicos e a comprovação de sua eficácia.
A pesquisa está na última etapa, a fase de testes clínicos. Antes disso, ela já foi testada em animais e em pequenos grupos de humanos. Até o momento, 9 mil pessoas já receberam doses e o estudo já demonstrou que ela é segura. Só falta constatar sua eficiência: será testada em 50 mil pessoas em diferentes países, entre eles o Brasil.
Como funciona a vacina contra a Covid-19?
O adenovírus é “equipado” com uma proteína do Coronavírus e injetado no humano. O sistema imunológico, então, produzirá anticorpos para combater essa proteína do Coronavírus. Assim, quando o causador da Covid-19 infectar a pessoa, o corpo reconhecerá a proteína e terá as defesas necessárias.
Quando fica pronta a vacina contra o Coronavírus?
Os estudos clínicos, que podem levar pelo menos 1 ano, estão começando no Brasil. No Reino Unido, já acontecem há 1 mês e meio. A expectativa dos pesquisadores é ter o resultado da sua eficiência entre outubro e novembro. Com essa confirmação, seus primeiros lotes seriam disponibilizados em dezembro e janeiro.
Fonte: G1