Peça já o seu
familia

Blog de TODOS

Acompanhe os principais temas sobre saúde, qualidade de vida e muito mais

familia
PreparaTodos

7 atividades para fazer com as crianças em casa na quarentena

Embora algumas escolas comecem a se adequar para a retomada das aulas presenciais, com toda a vulnerabilidade que a pandemia do Coronavírus ainda oferece, nem todos os pais estão confiantes em deixar os filhos retornarem.

O fato é que as crianças estão em casa e não estão de férias. O desafio, portanto, é tornar esse tempo produtivo e não deixar os pequenos em frente às telas o tempo todo.

A educadora e contadora de histórias Patrícia Camargo, do site Tempo Junto, orienta o planejamento das brincadeiras para esse momento incomum que estamos vivendo. Em entrevista ao portal São Paulo Para Crianças (Inserir link: ), ela recomenda fazer um calendário do dia, com as divisões dos horários. “Como não é um período de férias, os horários das crianças precisam ser mantidos, o mais próximo possível do que seria no dia a dia. Neste planejamento, é importante incluir o tempo para brincar juntos e outro período para as crianças brincarem sozinhas”, indica.

Há muitas atividades que podem ser feitas com as crianças em casa. Confira algumas ideias:

  1. Acampamento na sala: se não tem barraca, tudo bem, vale montar uma feita com lençol, levar uma cadeira para dentro da sala e preparar lanches iguais em um acampamento. Livros com histórias podem completar a brincadeira. Dá até para aproveitar a barraca improvisada, para fazer um teatro de sombras e as crianças podem inventar a história.
  2. Brincadeiras de faz de conta: vale brincar de loja, restaurante, médico, veterinário e o que a imaginação criar.
  3. Dobraduras com papel: no Youtube tem vários vídeos que ensinam a fazer origamis, técnica japonesa que cria formas com papel sem cortes nem cola, mas se quiser simplificar, faça aviões de papel e crie um alvo para acertar.
  4. Detetive: crie uma lista com objetos que os pequenos precisam encontrar pela casa ou quintal, vale formiguinhas, formas na natureza, cores.
  5. Pintar: giz de cera, tinta, canetinha, lápis, já experimentou fazer carimbos com batatas? A brincadeira começa na confecção do carimbo. Pintar o chão com giz de quadro também costuma fazer sucesso com as crianças.
  6. Brincar ao ar livre: amarelinha, pular corda, elástico, andar de bicicleta são brincadeiras simples que fizeram parte da infância de muitos pais e mães. Aproveite o momento para resgatar essas atividades com os filhos.
  7. Descubra o erro: troque alguns objetos de algum ambiente da casa e pergunte o que está errado, exemplo: colocar uma panela no quarto.

Tópicos: Quarentena, Crianças, Filhos

Nova call to action

Posts recentes

Cartão de TODOS promove intercâmbio cultural por meio da culinária

read more

4 sintomas da anemia infantil para ficar de olho

read more

O Cartão de TODOS cobre exames? Entenda

read more