O corpo dá alertas de que sua saúde não vai bem e alguns sintomas podem indicar que o sistema imunológico, responsável pela proteção do organismo contra doenças, está em baixa.
A queda da imunidade deixa o organismo mais suscetível a infecções virais, bacterianas, entre outras. Veja 5 sintomas que podem indicar baixa imunidade:
– Cansaço físico e mental
Em excesso, o cansaço físico e mental pode estar relacionado a alterações no sistema imunológico e pode prejudicar a produtividade, abrindo espaço para o estresse.
– Queda de cabelo
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), dietas nutricionalmente insuficientes e o estresse podem contribuir para a perda de cabelo, em decorrência da queda do sistema imunológico. Essa situação pode levar à calvície, seja temporária ou permanente.
– Herpes
Caracterizada por feridas nos lábios – também pode acometer outras áreas do corpo, como gengiva, faringe, céu da boca, língua, face e pescoço – a herpes é uma infecção viral que indica que o seu organismo não vai bem.
– Otite
As infecções de ouvido, conhecidas como otite, são geradas por bactérias e ocorrem pela concentração de líquidos. A alta frequência da doença pode indicar imunidade baixa. Por esse motivo, é importante ficar atento a sintomas como febre recorrente, coceira, dores e secreções.
– Perda ou ganho de peso
O nível dos hormônios progesterona e estrogênio deve ser equilibrado no organismo, para que funcione adequadamente. Porém, quando o sistema imunológico está comprometido, esse nível é alterado e pode fazer com que a pessoa ganhe ou perca peso rapidamente.
São diversas as causas que podem ocasionar a baixa da imunidade no organismo humano. Por essa razão, é necessária avaliação médica para constatar o diagnóstico e o tratamento adequado. Entre as principais causas, geralmente estão hábitos como má alimentação, variações hormonais, excesso de medicamentos e álcool.
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunologia, para evitar problemas de infecções e queda na imunidade é recomendado manter uma alimentação balanceada. “Que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”, já dizia o pai da medicina Hipócrates.