A semana nacional de museus acontece todos os anos para comemorar o Dia Internacional do Museu – 18 de maio, mas pelo segundo ano consecutivo, está sendo diferente. Em meio a uma série de restrições de circulação e ao isolamento social, a ida ao museu ficou mais restrita e submetida ao distanciamento.
Mas por que visitar museus?
Eles são uma oportunidade única para conhecer outros lugares e se enriquecer culturalmente de uma forma leve e agradável. Eles são importantíssimos para preservar a história e a cultura de algum lugar. Informar-se e aprender nesses lugares é uma experiência singular que estabelece uma ponte entre eu e o outro.
E você sabia que os museus mais conhecidos do mundo estão disponíveis para serem visitados sem precisar sair de casa? Trouxemos 5 museus virtuais para você conhecer e explorar:
-
Museu do Louvre – Paris, França
Da Monalisa, de Leonardo da Vinci, a Vênus de Milo de Alexandre de Antioquia.
O maior museu do mundo também é o mais visitado, são mais de 9 milhões de pessoas que passam por lá todo ano. É um marco da cidade de Paris na França. São mais de 450 mil objetos e 35 mil obras de arte divididos em oito departamentos:
– Antiguidades egípcias
– Antiguidades do Oriente Próximo
– Antiguidades gregas, etruscas e romanas
– Arte islâmica
– Esculturas
– Artes decorativas
– Pinturas
– Impressões e desenhos
-
Pinacoteca – São Paulo, Brasil
A pinacoteca de São Paulo é um dos museus de arte mais importantes do país. Fundado em 1905, o acervo mantém mais de 6 mil obras entre pinturas, esculturas, desenhos e fotografias da história da arte brasileira.
-
The British Museum – Londres, Inglaterra
O museu britânico é o terceiro mais visitado do mundo, foi fundado em 1753 e é conhecido pela diversidade de suas coleções que vão de máscaras astecas a desenhos japoneses.
-
Museu de Arte de São Paulo (MASP) – São Paulo, Brasil
Mais um museu brasileiro na lista. O MASP possui o maior acervo de arte ocidental da América Latina. A diversidade do seu acervo também impressiona, as mais de oito mil obras do museu são divididas em arte italiana, arte francesa, arte ibérica, arte flamenga, alemã e holandesa, arte inglesa, arte brasileira, arqueologia e muito mais.
-
Museu Casa de Anne Frank – Amsterdã, Holanda
O museu biográfico de Anne Frank é sediado no local onde ela, sua família e outras quatro pessoas judias, se esconderam durante a ocupação nazista nos Países Baixos, durante a Segunda Guerra Mundial. Anne ficou conhecida após a publicação do seu diário que narra os momentos vivenciados por eles nesse esconderijo
Junte-se a nós e conheça os melhores cursos para você investir na sua carreira.