Peça já o seu
familia

Blog de TODOS

Acompanhe os principais temas sobre saúde, qualidade de vida e muito mais

familia
PreparaTodos

10 alimentos que os diabéticos devem evitar para o controle eficaz da glicose

O diabetes mellitus é uma doença metabólica, que ocorre quando o organismo se torna incapaz de produzir insulina ou produz em quantidade insuficiente. Há diversos tipos de diabetes, mas o fato comum a todos é que, geralmente, quem é diabético segue uma dieta restritiva.

Sabemos que algumas sobremesas e doces a base de açúcar estão fora de questão, mas há outros vilões – tão nocivos quanto o açúcar – que precisam ser eliminados do prato ou deveriam, pelo menos, ser evitados ao máximo.

Confira, a seguir, 10 alimentos que precisam sair de cena para você garantir o controle eficaz da glicemia:


1. Frutas secas

frutasAo contrário do que muitas pessoas pensam, as frutas secas deveriam ser evitadas por quem tem diabetes. No processo de secagem, as frutas perdem a água e ficam com os nutrientes mais concentrados, incluindo a frutose, que é o açúcar natural das frutas. Além disso, as frutas secas têm mais carboidratos do que as frutas naturais.

 

 

2. Batatas fritas

batataAlém de ter alta concentração de carboidratos, a batata frita contém muito sódio e gordura. O maior perigo de ingerir alimentos gordurosos em excesso é que eles podem levar ao entupimento das artérias, o que é um risco enorme para os diabéticos, que são mais suscetíveis a terem complicações nos vasos sanguíneos.

 

 

3. Refrigerantes

refriOs refrigerantes possuem grandes quantidades de açúcar, corantes, sódio e outras substâncias que prejudicam a saúde. Mesmo as versões zero açúcar devem ser evitadas, justamente porque possuem grandes quantidades de ingredientes que, em excesso, fazem mal.

 

 

4. Doces em geral

docesSim, infelizmente o açúcar é o grande vilão dos diabéticos. Por isso, quem possui essa doença deve eliminar de vez todos os tipos de doces: bolos, tortas, biscoitos, brigadeiros. O bom é que existem sobremesas diet, sem açúcar, que são recomendadas para diabéticos e agradam pelo sabor.

 

 

5. Bebidas alcoólicas

alcoolO álcool pode desequilibrar os níveis ideais de açúcar no sangue, alterando os efeitos da insulina e dos antidiabéticos orais, podendo provocar hiper ou hipoglicemia.

 

 

 

6. Embutidos

embutidoCarnes processadas como bacon, salame, linguiça e mortadela são confeccionados com aditivos alimentares, que possuem substâncias químicas tóxicas ao organismo, favorecendo a instalação da diabetes. O consumo habitual de embutidos leva ainda ao aumento da inflamação do corpo e do estresse oxidativo, que são fatores desencadeadores da doença.

 


7. Salgadinhos industrializados

salgadinhoSalgadinhos de pacote contém aditivos alimentares e sódio que também não são indicados para quem tem diabete, pois aumentam o risco de hipertensão. No diabético há uma alteração nos vasos sanguíneos que facilita o acumulo de placas de gordura em seu interior, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Opte por snacks preparados em casa.

 

8. Molhos prontos

molhoDiabéticos devem evitar molhos que contenham catchup, molhos para saladas e caldos de carne ou de galinha, pois esses ingredientes são ricos em açúcar, gorduras e carboidratos que favorecem o aumento da glicemia.

 

 

9. Farinha branca refinada

farinhaPães, bolos e bolachas são normalmente feitos de farinha branca refinada, que pode ser muito prejudicial para quem é diabético, devido à alta concentração de glicose. A boa notícia é que tem as opções integrais e podem ser consumidas com moderação.

 

 

10. Adoçantes

melOs adoçantes não-calóricos, como sucralose, sacarina, aspartame e stévia devem ser consumidos em quantidades moderadas. Os adoçantes calóricos, como o mel, também devem ser usados com moderação e sempre respeitando as orientações do nutricionista.

 

 

Referências:
Tua Saúde
Minha Vida
UOL

Tópicos: Alimentação, Diabetes mellitus, Diabetes

Nova call to action

Posts recentes

Saúde financeira pessoal: confira sua importância e como organizá-la

read more

7 dicas de jardinagem para ter plantas e flores bonitas em casa

read more

Como aprender o básico sobre economia: 5 dicas práticas para o dia a dia

read more